terça-feira, 8 de novembro de 2011

A Arte de Dançar...


Desde a origem das sociedades uma das formas do homem se afirmar como membro de uma comunidade que o transcende é através da dança. A história nos mostra que o homem dançou em diversos momentos da sua existência, em diferentes comemorações. No nascimento e na morte, na guerra e na paz, na semeadura e na colheita...
Esteticamente a dança pode ser dita como a arte mais antiga, expressando as emoções sem usar a palavra. Bastava à própria dança para revelar tudo que queria.

"A dança torna visível o invisível". (Paul Klee)

Como Dançarinos, bailarinos e educadores da dança, vivemos muito nesta busca, pelo reconhecimento de nossa "arte", mesmo que não seja reconhecida por todos, mesmo que muitas vezes tenhamos dúvidas... sentimos esse prazer que a dança nos proporciona e sabemos o que ela significa para cada um de nós, afinal lutamos para chegar até aqui, lutamos por um mesmo ideal e tendo a certeza que fiz a escolha certa, prefiro ficar com Nietzsche in Garaudy (1980, p.52) quando diz:
"... a dança é a única arte em que o próprio artista se torna obra de arte e seu papel mais importante: desenvolver uma atividade que não é outra senão a própria vida, porém mais intensa, mais despojada, mais significativa".
A dança produz à poética, isto é o que diferencia de um simples movimento do corpo, isto é o prazer estético e todo homem tem necessidade de experiência estética, mas são diferentes, são particulares. Podemos aprender a gostar, aprender a ter a relação com a experiência estética, mas não hierarquizar, pois ela pode se tornar um elemento de captura de poder. O problema da estética é achar que tem que ter um modo próprio de sentir. Estética é a natureza do prazer, está ligada a cultura e a cultura está ligada a arte.
¨Como professora e dancarina, costumo afirmar que, dançar e a forma mais sublime de me manter conectada com minha verdadeira essência, é quando me entrego ao puro prazer de fazer algo para mim mesma... a prática de dançar é muito mas que uma atividade física, me faz ser quem realmente sou, me refugiar em uma simples melodia, viajar em meus movimentos e sentir, só sentir, a mim e ao momento". Kássia Elaine - Massoterapeuta e Professora de Dança do Ventre


GARAUDY, Roger. Dançar a vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
MENDES, Mirian Garcia. A Dança. São Paulo: Ática, 1985.

Nenhum comentário:

Postar um comentário