quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O Moderno...


O Ballet Moderno é um estilo de dança que combina muito bem as possibilidades técnicas do ballet clássico aliadas a força, flexibilidade, resistência, equilíbrio, criatividade e beleza de movimentos. Explora as possibilidades motoras do corpo humano, usando o dinamismo, o emprego do espaço e do ritmo corporal. É uma nova linguagem que segue uma linha de pensamento bem atual, onde cada um traz para seu próprio corpo suas vivências, seus conteúdos, sua linha de raciocínio, seus medos, anseios, e principalmente suas atitudes perante a vida através do movimento.

www.youtube.com
http://www.youtube.com/watch?v=bnDB-WK5w6Y&feature=related

terça-feira, 8 de novembro de 2011

A Arte de Dançar...


Desde a origem das sociedades uma das formas do homem se afirmar como membro de uma comunidade que o transcende é através da dança. A história nos mostra que o homem dançou em diversos momentos da sua existência, em diferentes comemorações. No nascimento e na morte, na guerra e na paz, na semeadura e na colheita...
Esteticamente a dança pode ser dita como a arte mais antiga, expressando as emoções sem usar a palavra. Bastava à própria dança para revelar tudo que queria.

"A dança torna visível o invisível". (Paul Klee)

Como Dançarinos, bailarinos e educadores da dança, vivemos muito nesta busca, pelo reconhecimento de nossa "arte", mesmo que não seja reconhecida por todos, mesmo que muitas vezes tenhamos dúvidas... sentimos esse prazer que a dança nos proporciona e sabemos o que ela significa para cada um de nós, afinal lutamos para chegar até aqui, lutamos por um mesmo ideal e tendo a certeza que fiz a escolha certa, prefiro ficar com Nietzsche in Garaudy (1980, p.52) quando diz:
"... a dança é a única arte em que o próprio artista se torna obra de arte e seu papel mais importante: desenvolver uma atividade que não é outra senão a própria vida, porém mais intensa, mais despojada, mais significativa".
A dança produz à poética, isto é o que diferencia de um simples movimento do corpo, isto é o prazer estético e todo homem tem necessidade de experiência estética, mas são diferentes, são particulares. Podemos aprender a gostar, aprender a ter a relação com a experiência estética, mas não hierarquizar, pois ela pode se tornar um elemento de captura de poder. O problema da estética é achar que tem que ter um modo próprio de sentir. Estética é a natureza do prazer, está ligada a cultura e a cultura está ligada a arte.
¨Como professora e dancarina, costumo afirmar que, dançar e a forma mais sublime de me manter conectada com minha verdadeira essência, é quando me entrego ao puro prazer de fazer algo para mim mesma... a prática de dançar é muito mas que uma atividade física, me faz ser quem realmente sou, me refugiar em uma simples melodia, viajar em meus movimentos e sentir, só sentir, a mim e ao momento". Kássia Elaine - Massoterapeuta e Professora de Dança do Ventre


GARAUDY, Roger. Dançar a vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
MENDES, Mirian Garcia. A Dança. São Paulo: Ática, 1985.

DOSHAS

Existem três doshas: Vata, Pitta e Kapha, sendo que cada um apresenta suas características determinantes . Todas as pessoas possuem os três doshas, mas em proporções variadas. Eventualmente, há excesso ou carência de um dos três doshas, o que constitui um desequilíbrio, que pode originar uma doença.

Vata significa a força que gera e possui as qualidades do "ar" (e do espaço). Vata não é "gás" mas a força que, quando em excesso, produz "gás". Vata é o dosha formado pelos elementos ar e éter. Suas características são ser seco, leve e frio. As pessoas com predominância de Vata são geralmente magras, ativas e costumam ter a pele seca e eventualmente constipação intestinal. Elas devem evitar alimentos amargos, bem como frio e umidade.

Pitta significa a força que gera e possui as qualidades do "fogo". Pitta não é "bile" mas a força que, quando em excesso, produz "bile" e "ácido". Pitta é o dosha formado pelos elementos fogo e água. Suas características são quente, oleoso e leve. São pessoas ativas e com boa conformação física. Têm tendência a serem nervosas e facilmente irritáveis. As pessoas com predominância Pitta devem evitar alimentos salgados e picantes, para não aumentar o fogo digestivo. Em caso de desarmonia de Pitta, o sintoma inicial é a febre e as infecções.

Kapha significa a força que gera e possui a qualidade da "água" (e terra). Kapha não é o "muco" mas a força que, quando em excesso, produz "muco". Kapha é o dosha formado pelos elementos água e terra. Suas características são úmido, pesado e frio. As pessoas com predominância Kapha costumam ser grandes e pesadas, podendo facilmente tender à obesidade. Devem evitar alimentos úmidos, frios e pesados, como massas e arroz. Em caso de desequilíbrio, este costuma manifestar-se como excesso de muco e problemas respiratórios.

Cada um de nós é resultante da combinação destes 3 Doshas. Ao tempo da concepção, a Natureza decide a permutação - combinação de Doshas, dentro de cada um de nós. Isto é que faz de cada um de nós, um ser único.

As Doshas têm:
  • traços físicos que se traduzem nas descrição física da pessoa, por exemplo, altura, compleição, olhos, etc.;
  • traços mentais e comportamentais que se traduzem na espécie de pessoa que nós somos, como dormimos, sonhamos e pensamos; como reagimos a situações externas, nossas forças e fragilidades emocionais, nossa atitude com relação a dinheiro - se somos gastadores, avarentos ou administradores de dinheiro;
  • traços intelectuais que se traduzem em se somos pensadores e sonhadores, designers e planejadores ou pessoas silenciosas que trabalham com afinco e trabalhadores sólidos ;
  • doenças e traços que são responsáveis pelo fato de diferentes espécies de clima, alimento, meio-ambiente serem benéficos ou danosos a nós.
Tudo isto a Mãe natureza decide na hora de nossa concepção e durante o período que passamos no útero materno. Assim, é importante compreender nossa constituição de forma a tornar-nos consciente de nossas forças e nossa predisposição interna para certas doenças e padrões negativos de procedimento. Este é nosso " Prakriti" - nossa Natureza.

Os Doshas podem ser controlados através dos 6 sabores - salgado, picante, adstringente, amargo, doce e azedo. Estes sabores podem agravar e pacificar diferentes Doshas. Com este conhecimento nós estamos capacitados a prevenir doenças, curar a nós mesmos e compreender melhor nossas relações interpessoais.